Pages

20 maio 2014

SOU ALIENADO – PARTE 1



O principal motivo pelo qual eu adoro o capitalismo é que o mercado é o maior produtor de bens e serviços que existe.
Eis o motivo!... esse é realmente o grande motivo!
Não há governo que possa competir com o mercado.

Tudo o que você está utilizando agora, roupas, computador, energia, etc... é produzido pelo mercado, não foi o governo que criou.

Mercado esse, empresários esses, que fizeram isso em busca do lucro pessoal e não visando uma caridade ou bem social. E é por isso que o capitalismo funciona. Porque ele é natural. As pessoas, em busca do seu interesse próprio, geram benefícios através de suas ações.

É isso que os socialistas não entendem. Eles acham que a pessoa tem que ser bem intencionada, que ela deve ter um fim ou objetivo altruísta, que devem fazer algo pensando no próximo.

Na verdade você deve fazer algo pensando em você mesmo e daí você pode gerar consequências boas para os outros. Ou você acha que o Google, por exemplo, foi criado por caridade? Começou numa garagem, foi criado por que seus criadores queriam lucro. E hoje temos essa miríade de serviços, que beneficiam a todos.

E aí quando o governo se mete a querer fazer uma coisa igual não dá certo. Por exemplo, o Google fez o Google Earth, que foi uma revolução e é uma maravilha, todo mundo conhece e usa. Agora acesse o site www.tianditu.cn e veja a porcaria que o governo chinês fez. Essa é a solução estatal.

Assim como é a solução estatal em qualquer lugar. No Brasil, se você comparar as TVs estatais, TV Câmara, TV Senado, são um lixo completo. Não estou dizendo que as TVs abertas sejam grande coisa, mas se você comparar com a TV a cabo, vai ver que esta tem coisas muito mais interessantes do que nas demais.

E no fim, as TVs estatais só servem para benefício político como foi o caso do Planalto obrigando as NBR a filmar comícios da Dilma.

E logo de cara eu já quero refutar o argumento que sempre dão quando se fala em Capitalismo, que é a crise de 1929.

Tem um autor chamado Ludwig V. Mises que chegou a antecipar essa quebra. Antes de 29 ele já alertava isso e ninguém dava bola. A crise na verdade foi causada pela expansão do crédito estimulada pelo FED, que é o banco central dos EUA (que nem sequer deveria existir pra começo de conversa).

A gente não precisa de um banco central regulando tudo, definindo o mercado, definindo juros, política de crédito, etc, que é justamente o que acontece aqui no Brasil, por isso estamos caminhado pro sentido errado.

Em qualquer página da Wikipédia é possível ler sobre a grande depressão em 29 e ver que existia sim, uma puta política intervencionista. Isso foi a causa da crise! Não foi o livre mercado, não havia essa ideia. Quem fala que a culpa foi do mercado é professor de história que não prestou atenção nas aulas da faculdade e agora tá aí dentro de sala de aula formando esquerdiotas!

E falando em história, basta comparar, URSS: caiu, desabou! Os EUA são a maior potência. Não estou dizendo que eles sejam hoje um exemplo de capitalismo como foram nas eras Truman, Eisenhower, JFK e Ronald Reagan (seu melhor presidente), pois hoje eles também caminham um pouco no sentido contrário, reduzindo as liberdades individuais, querendo agigantar o estado, o que é péssimo. Mas ainda é o lugar mais livre do planeta, ainda é a casa dos bravos e a terra dos livres... principalmente se comparado com o brasil.

Se você olhar o ranking das economias mais livres do mundo (Country Ranks), o brasil está na posição 99, uma vergonha!

Ás vezes eu vejo esses protestos, como aquele “ocuppy wall street”, querendo condenar os bancos ou as empresas, ou mascarados imbecis depredando bancos... Na verdade o alvo deveria ser o governo. O problema não são os bancos, principalmente os privados ou as empresas em si. Eles estão dentro do mercado, na sua posição natural.

Quem não está agindo naturalmente é o estado. Nem deveria existir o banco central, os bancos estatais. O estado querendo concorrer com o mercado, isso é completamente absurdo.

No caso do brasil, esse argumento vale mais ainda, porque as pessoas se esquecem que o maior banqueiro é justamente o governo. Inclusive quando teve aquela fusão Itaú-Unibanco, o que o Sr. Lula fez? Autorizou o Banco do Brasil a comprar a Nossa Caixa.
Ele ainda disse que o BB tem que ser o maior banco do Brasil, maior que qualquer outro banco privado. Ou seja, ele é um megalomaníaco estatal.

E se alguém citar a crise de 2008, pode ler qualquer artigo do economista Walter Williams, ele explica que a crise também foi causada pelo governo. Existia uma regra nos EUA que, se um banco quisesse abrir uma outra agência ele deveria conceder um certo número de empréstimos, e isso resultou numa inadimplência sem precedentes.

Ou seja, toda vez que o governo se mete no mercado e cria regras estúpidas é isso o que acontece. E depois os socialistas vão culpar o mercado sendo que antes de tudo, foi o governo que criou tais regras e deturpou a coisa toda.

Isso porque estou falando dos EUA, um lugar muito mais livre e fácil para as empresas, no Brasil a coisa é muito pior. Veja o caso da lei que quer impor cotas para conteúdo nacional na TV à cabo.

É um completo absurdo, é uma ideia estatista totalmente fora da realidade, querendo privilegiar o conteúdo nacional. Pra começo de conversa, a gente assina TV a cabo justamente pra fugir da merda que é a produção nacional e agora eles querem enfiar goela abaixo mesmo em quem está disposto a pagar para não ver.

Fora a elevada carga tributária.... ou os encargos trabalhistas. Tudo no Brasil é no sentido de punir o empresário. E depois a gente se pergunta por que as coisas são tão caras. No jornal Estado de São Paulo, saiu uma matéria sobre o custo de se produzir algo nos EUA ser mais barato do que no Brasil. Tem que dar risada pra não chorar.

Graças ao PTismo-Estatismo-Lulismo é que a gente chegou nisso.

E aí temos o BNDS, que é o verdadeiro bolsa-empresa. Isso é um verdadeiro desastre. Até o Abílio Diniz pediu ajuda do governo pra fazer sua “fusão”. Ora, ele que capte recursos no mercado. É isso que eu defendo: que o próprio mercado, as próprias empresas façam por merecer ao invés de depender do governo.

Inclusive quando se vê uma empresa depender do governo, isso não é capitalismo. Dizem que fulano pegou dinheiro com o governo, que houve desvio de verbas na licitação... isso não é capitalismo. Isso é o próprio estado deturpando todo o capitalismo.

Pega uma empresa que vai precisar contratar o serviço de outra, veja lá se vai ter corrupção. Se tiver o cara é demitido na hora. Porque aí o dono da empresa tá preocupado com seu dinheiro, com seu patrimônio.

Quem está preocupado com o dinheiro público? Você?

Se você vai fazer uma obra na sua casa, você vai contratar um estranho que vai te dizer quanto ele vai gastar, pra ele contratar quem ele quiser e usar como ele quiser o seu dinheiro? Claro que não, você vai querer fiscalizar, comparar preço.

O que acontece no estado é justamente isso, roubam você através dos impostos, entregam pra um estranho, um gestor, pra ele contratar um outro estranho. Eles fazem lá suas maracutaias e depois dizem que isso é para o seu próprio bem.

Quando uma empresa está prestes a falir ela deve falir mesmo. Isso faz parte do capitalismo. Não existe capitalismo sem risco. Se você se arrisca demais, se gasta mais do que ganha, você vai falir.

Isso só não existe na cabeça dos Estatistas-Socialistas-Lulistas. Um exemplo é o banco Pan-americano. Prestes à quebrar a Caixa foi lá e salvou. E aí entrou de novo o BC, que força esse tipo de operação burra. Se a empresa tinha que falir, então tem que deixar falir. Não pode o governo chegar e salvar uma empresa, muito menos um banco.
Por que o lucro é individual, mas a despesa tem que ser coletiva?
Isso não tem nada a ver com capitalismo.

Capitalismo não tem nada a ver com empresas mimadas e corrupção a rodo. Aqui no Brasil a gente tá tão acostumado com esse socialismo da extorsão, que achamos que isso é capitalismo, mas não é.

Se a gente não tivesse o banco central, os juros poderiam ser decididos pelo mercado, não precisa um comitê de burocratas se reunindo pra falar como serão os juros. Em sua infinita sabedoria estatal a gente tem os juros altíssimos e eles alegam que o aumento dos juros é pra combater a inflação, mas ninguém diz que o governo gasta muito mais do que arrecada, gasta um absurdo, emite títulos da dívida pública e o banco lógico vai emprestar dinheiro pro governo e depois é o culpado. Porque não culpam o governo pelo déficit que ele mesmo criou?

O que seria o ideal? Você poder ter uma relação de consumidor ou empresário com qualquer pessoa no planeta. Agora, vejam o que acontece no Brasil, a solução petista pras coisas. O governo aumenta o imposto sobre importados (como aconteceu com os carros, querendo punir a China).
Ao invés de baixar o imposto dos carros nacionais, não... aumenta dos importados. No final quem se ferra é o consumidor. Quem tem que ficar com essa porcaria dessa carroça nacional, que não passa em nenhum teste internacional de segurança, é o consumidor.

A quem eles estão defendendo? Na verdade eles estão protegendo a mediocridade nacional. A indústria nacional é uma indústria medíocre e a culpa disso também é do governo, que deixa as indústrias foderem com o cidadão, desrespeitando todas as leis básicas de oferecimento de serviços (você está contente com seu plano de celular?).

Aí chegamos na situação mais vexatória, mais vergonhosa de todas, que é o vice-presidente Michel Temer (aquele bunda mole), pedir à China que ela “exporte menos” pro Brasil.

Olha a que ponto chegamos. É o trunfo da incompetência. Vamos admitir que nós somos realmente inferiores, não conseguimos competir. Ao invés de fazer reformas trabalhistas e tributárias é mais fácil admitir pra China que somos mais corruptos do que eles e que o povo tem que continuar se ferrando.

Quem recolhe o lixo na sua cidade? Na minha é uma empresa privada. Nem isso o estado é capaz de fazer. Ele recorre a empresas privadas. Então no final é o mercado que faz tudo. E isso é o correto. Por isso que eu digo: pra que serve o estado?
O problema é que o mercado está subordinado ao estado, e isso é errado, pois um mercado subordinado não é um mercado concorrente, livre. Isso tem nome, chama comunismo, meu amigo.

Pra que serve o estado? Pra ser um intermediário e arrancar seu dinheiro? Enquanto você continua a pagar caro pra uma empresa licitada por um serviço porco? Pagar duas vezes por uma bosta de serviço? Quando tem!

Não seria muito melhor não existir estado e a gente contratar nós mesmos os serviços que precisamos? De empresas competitivas, que mantém os preços baixos por causa da concorrência e que irão fazer um bom serviço esperando serem contratadas novamente!?

Aí a gente fala em Saúde, educação, segurança. Mas esses serviços não existem e quando existem são extremamente ruins.

Os melhores hospitais já são particulares, as melhores escolas também. Se todos forem privados os preços também serão mais em conta por causa da concorrência. E qualquer pessoa pode pagar uma dívida hospitalar parcelada em pequenas prestações – desde que esteja viva para pagar a dívida! E qualquer um pagaria com gosto sabendo que foi atendido com dignidade.
Escolas? É só baixar os impostos das escolas que a concorrência faz o resto. O imposto da educação é um dos mais altos do Brasil.
A segurança é uma questão do estado apenas no nível de soberania nacional, ou seja, exército. A polícia civil iria continuar existindo, executando suas ações investigativas e apurando más condutas de empresas. A segurança nas ruas deveria ser feita pelo próprio município, de acordo com os interesses de cada cidade ou região, além do armamento da população.

Mas não. O político (e no Brasil existem mais políticos do que em QUALQUER outro país) precisa justificar a sua existência. Então ao invés de ser uma coisa simples, com leis claras, é uma burocracia, cheio de trâmites, com leis absurdas e estatistas. E qual o papel do político nisso tudo?
De vez em quando ele flexibiliza um pouco aqui, um pouco ali. E a população fica alucinada com essas migalhas!

E pra quem ainda não acredita no capitalismo e no esforço próprio individual, basta uma voltinha pela internet que é possível ver centenas, milhares de pessoas que eram, sei lá, catador de lixo e se tornaram gerentes de multinacional.
Agora vem dizer que eles devem socializar o que eles conseguiram conquistar? Vai trabalhar, isso é discurso de vagabundo. Nenhuma dessas pessoas aí dependeu de bolsa-família, de ajuda de governo, caridade, esmola, etc

Vagabundo socialista é que fica esperando cair do céu, recebendo do governo, vivendo na mediocridade. E depois fica fácil falar que a culpa é dos ricos.


O socialismo é bom, quando você é o vadio que recebe pelo esforço do outro!


1 frequentadores:

Antimidia disse...

Então você ainda está por aí, e produzindo. Não são exatamente notícias, mas tá valendo. Tomara q extravasar todo este tenha aliviado a coisa aí......

As pessoas, em busca do seu interesse próprio, geram benefícios através de suas ações........esta frase é estranha.......vc tava inspirado.......

Postar um comentário

Este é um blog literário. Todo conteúdo de crônicas e diários são meramente fictícios. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas, acontecimentos ou fatos terá sido mera coincidência.